Sabe o que é o ATCUD?

Entra em vigor em 2023...


Código de Validação - Número Sequencial do documento

O ATCUD é um código no formato «ATCUD:Codigo de Validação-Numero Sequencial do documento», que deve constar, quando aplicável, imediatamente acima do QR code, em todas as páginas dos documentos fiscalmente relevantes.

 São documentos fiscalmente relevantes, os documentos de transporte, recibos e quaisquer outros documentos emitidos, independentemente da sua designação, que sejam suscetíveis, nomeadamente, de apresentação ao cliente que possibilitem a conferência de mercadorias ou de prestação de serviços, nos quais se incluem as notas de encomenda.

Desta forma, não está excluído nenhum tipo de documento, devendo ser comunicadas todas as séries documentais por tipo de documento fiscalmente relevante em uso. O campo "código de validação", que pertence ao ATCUD, é fornecido pela AT mediante comunicação dos pares documento/série. É possível manter a(s) série(s) de documentos utilizada(s) anteriormente, de acordo com o disposto no nº 1 do artigo 7º da portaria nº 195/2020.

 

Se é cliente KIOS kube deverá seguir os seguintes passos:

1.Contacte o seu contabilista para proceder às configurações no portal das finanças.

2.Envie o link ao seu contabilista para esclarecimento de dúvidas: https://suportesage.zendesk.com/hc/pt/articles/360011897339-Como-criar-utilizador-no-portal-da-AT-para-comunica%C3%A7%C3%A3o-de-documentos Visite aqui o site

3. Fale connosco para proceder as configurações finais no seu programa Sage.