PASSOS A SEGUIR PARA QUEM NÃO TEM O STOCK CONTABILIZADO À DATA DO INVENTÁRIO

1. Em primeiro lugar, iremos explicar como retirar os artigos à consignação do Inventário, será utilizado como exemplo o fornecedor VASP.
Aceda ao programa da GESTÃO, na coluna do lado esquerdo, selecione a opção EXISTÊNCIAS (1) e de seguida FAMÍLIAS (2).


2. Escolha a família VASP (3), no quadro de opções na categoria de produto escolha a X (4) e faça GRAVAR (5).

 

3. Caso tenha artigos desta família para incluir no inventário (que não estão consignados), deverá alterar na ficha do produto, no campo categoria do produto curta, para M – mercadorias (6) e grave (7). 

 

4. Para criar o documento de inventário, selecione a opção EXISTÊNCIAS (8) e de seguida INVENTÁRIO (9).




5. Coloque a data 31 de Dezembro de 2017, pois o inventário é referente a este ano (10)
Com ajuda de um scanner, leia o código de barras, dos artigos que tem em loja. Deverá carregar na tecla ENTER para ir avançando nos campos (11). 
No campo da quantidade deverá colocar as unidades do artigo à data de 31-12-201. Certifique-se que o programa criou a linha com o artigo que selecionou (12). Use sempre a tecla “enter” para o efeito. Sempre que seja necessário sair do inventário pode clicar no FINALIZAR (13).
Quando quiser retomar o documento inventário, basta ir novamente às EXISTÊNCIAS (8) - INVENTÁRIO (9)- selecionar o documento que trabalhou e continuar a dar entrada dos artigos (14). Depois de ter introduzido todo o stock a incluir no inventário deverá fazer novamente FINALIZAR (13).





6. Para exportar o inventário, deverá no cabeçalho do ecrã selecionar a opção SISTEMA (15) e em seguida EXPORTAR INVENTÁRIO (16).




7. Tem de selecionar o ano correspondente ao inventário elaborado, 2017 (17). Selecione onde irá querer guardar o ficheiro do inventário (18). Em seguida clique em EXPORTAR (19). Deverá aguardar, este processo demora algum tempo.